Visit Brasil coloca belezas de MT na rota do turismo internacional durante FIT Pantanal | ASN Mato Grosso


Em um setor tão dinâmico quanto o turismo, acertar nas estratégias de divulgação é decisivo para que uma determinada localidade conquiste o público frente à concorrência. Para fomentar o segmento turístico em Mato Grosso, na abertura da ‘FIT Pantanal’, foi assinado o termo de compromisso para o “Visit Brasil” apresentar as cachoeiras, o ecoturismo e outras belezas naturais do estado.

Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Visit Brasil é uma ação estratégica promovida pelo Governo Federal em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e, conta com o apoio dos Estados para promover o turismo no país. “Dentre as iniciativas, teremos a Galeria Visit Pantanal em outubro, em Nova Iorque, como uma ação estratégica de promoção do turismo brasileiro”.

O objetivo da iniciativa é atrair turistas do Brasil e do mundo para conhecerem os potenciais turísticos mato-grossenses e desenvolver as atividades ligadas ao segmento. O termo foi assinado pelos Sebraes de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Embratur, Governo de Mato Grosso e a Fundação do Turismo de MS.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, além de fortalecer a cadeia produtiva do turismo em âmbito estadual, a iniciativa aumenta a competitividade, produtividade e faturamento das empresas que compõem as diversas áreas do turismo, como gastronomia, hotelaria, agências de viagens, além de promover o estado de forma comercial.

Ele destaca que o “Sebrae Mato Grosso atua para promover a internacionalização do turismo no estado, pois o estado tem potencial para ser uma rota do trade internacional. Dentre as ações, realizamos press trips e famtours com jornalistas da imprensa nacional e internacional e empresários de outros estados e países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Chile, Espanha, respectivamente, para conhecerem e levarem para fora toda a diversidade da fauna e flora mato-grossense, visando estreitar relações com o mercado nacional e exterior”, detalha.

Ainda segundo Schelini, outra frente de atuação na internacionalização do turismo local é a retomada do mercado de fronteira – um trabalho conjunto entre os Sebraes Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia para promover a integração da rota Pantanal-Pacífico. “Com essas ações focadas no aumento de investimentos, desenvolvemos diversas cadeias como a economia criativa, etnoturismo, culinária, ecoturismo, entre outras”.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destaca que a campanha e o evento são essenciais para fomentar as múltiplas possibilidades oferecidas para quem busca conhecer o estado. “O turismo é uma indústria de grande potencial no mundo e no Brasil. Neste setor, um investimento puxa o outro e temos espaços para todos. Tudo isso nos qualifica, vai criando esse ambiente que vai estimular esse setor a fazer os investimentos corretos, que essas grandes potencialidades possam receber os investimentos corretos”, destaca

FIT Pantanal

O evento ocorre entre 5 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT, Sesc-MT, Senac-MT e IPF-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur-MT), e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). Tem apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a parceria do Sebrae MT e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT).



Fonte. Agencia Sebrae