Sebrae/MT participa de missão técnica em Brasília para desenvolver negócios com sustentabilidade | ASN Mato Grosso


Com foco em sustentabilidade e desenvolvimento local, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) participou da missão técnica Transformar Juntos, ocorrida entre os dias 23 e 25 de julho, em Brasília. O evento reuniu lideranças públicas, gestores municipais e estaduais, agentes de desenvolvimento, autoridades locais e representantes do Sebrae de todo o país para debater políticas públicas voltadas à transformação dos territórios brasileiros.

A missão tem como objetivo principal fortalecer a atuação conjunta entre diferentes esferas e atores do setor público e institucional, com foco em iniciativas que impulsionem o crescimento sustentável das cidades. Para a diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lelia Brun, a missão técnica “Transformar Juntos” consolida-se como um espaço de construção coletiva, onde o conhecimento e a cooperação se transformam em soluções práticas para os desafios dos territórios.

“Ao integrar essa missão, reafirmamos nossa atuação como parceiro fundamental na promoção de ambientes mais inovadores, inclusivos e resilientes para os empreendedores locais. Além disso, essa é uma grande oportunidade estratégica de aprendizado, articulação e troca de experiências com outras regiões do país”.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, foi moderador do painel “Cidadania Climática e Transição Justa”, e debateu as principais reflexões sobre o desenvolvimento sustentável dos municípios. Ele destacou a importância do Centro Sebrae de Sustentabilidade como vetor de crescimento de empreendimentos sem abrir mão dos cuidados com o meio ambiente.

“Graças ao CSS, que é a nossa referência nacional e latino-americana na difusão de conhecimentos, tecnologias e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável, estamos na vanguarda dessa mudança cultural que conecta os empreendedores às oportunidades da nova economia verde e das agendas climáticas globais”.

Entre os temas centrais estão as compras públicas de micro e pequenas empresas, a simplificação do ambiente de negócios e o estímulo às chamadas economias portadoras de futuro — como turismo, sustentabilidade, economia criativa, inovação e energia — além da valorização da educação empreendedora nos municípios.

Neste ano, o encontro traz como tema central Sustentabilidade e Resiliência Climática, colocando em evidência os desafios enfrentados pelos territórios diante das mudanças ambientais e da necessidade de adaptação para garantir qualidade de vida, competitividade econômica e equilíbrio ecológico. A programação inclui palestras, oficinas temáticas, apresentação de casos de sucesso e espaços dedicados à construção de redes colaborativas entre os participantes.



Fonte. Agencia Sebrae