Sebrae/MT leva pauta de empreendedorismo sustentável ao 1º Workshop ESG-MT | ASN Mato Grosso


O Teatro Universitário da UFMT foi palco, nesta terça-feira (06/08), de um encontro que reuniu academia, empresas e lideranças para debater um dos temas mais urgentes da atualidade: a sustentabilidade. No 1º Workshop ESG–MT, o diretor técnico do o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), André Schelini, esteve entre os palestrantes e trouxe à plateia uma reflexão direta e inspiradora sobre os desafios e oportunidades da chamada “nova economia” – aquela que se constrói em sintonia com o meio ambiente e a inclusão social.

Para Schelini o evento ocorre em um momento estratégico: a Semana das Mudanças Climáticas (Climate Week), período em que diferentes setores no Brasil e no mundo discutem soluções para reduzir impactos ambientais. “Falamos de ESG, de sustentabilidade, de inclusão socioprodutiva, de bioeconomia e, principalmente, de empreendedorismo. Trata-se de como potencializar negócios para que sobrevivam, prosperem e gerem valor em um cenário de transição para a economia de baixo carbono”, afirmou.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, durante 1º Workshop ESG–MT

O diretor técnico ressaltou ainda a urgência de enfrentar não apenas os efeitos, mas também as causas das mudanças climáticas. Ele lembrou que, na última COP28, foi criado um fundo internacional voltado especialmente para os países tropicais – regiões mais expostas a fenômenos como seca extrema, desertificação e doenças tropicais. “Precisamos nos adaptar, mas também agir para transformar. E isso começa em cada comunidade, com líderes conscientes e cidadãos engajados”, reforçou.

A programação do Workshop, organizado pelo professor Dr. Alexandre Ribeiro, presidente do comitê organizador, combina debates, mesas-redondas e a apresentação de projetos acadêmicos e empresariais. Empresas como Engie Brasil e Grupo Bom Futuro compartilharam suas práticas de ESG, enquanto a UFMT expôs iniciativas de pesquisa e extensão voltadas à sustentabilidade.

Para Ribeiro, a parceria com o Sebrae é estratégica. “O Sebrae entra como grande aliado no momento de aprender e aplicar. ESG é abrangente e precisa ser traduzido em ações concretas. Queremos unir esforços para desenvolver soluções que beneficiem tanto a sociedade quanto o meio ambiente”, explicou.

Ao final, Schelini deixou um recado especial aos estudantes e futuros profissionais da área ambiental. “Você não precisa ser empresário para fazer parte dessa mudança. Basta agir, mudar hábitos e inspirar outros. O poder de um somado ao de muitos pode transformar o Brasil em protagonista dessa agenda global”.



Fonte. Agencia Sebrae