O município de Cáceres deu um passo decisivo rumo ao desenvolvimento econômico e turístico com a autorização do governador Mauro Mendes para a regulamentação do free shop – zona comercial que vende produtos importados livres de impostos – na cidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12/05) durante reunião no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, que contou com ampla mobilização de autoridades, lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil.
A proposta, segundo o governador, será enviada à Assembleia Legislativa já nesta terça-feira (13), com previsão de sanção da lei em até 15 dias, em ato previsto para acontecer no próprio município. “Ouvindo a prefeita, vereadores, deputados, o padre, comerciantes, OAB, vemos que a região Oeste começa um despertar. Fizemos uma análise criteriosa dessa questão e vamos autorizar sim o free shop”, afirmou Mauro Mendes.
Segundo o governador, Cáceres já foi reconhecida como cidade-gêmea de San Matias, na Bolívia, e, agora só precisa do aval dos deputados para concretizar. “Em poucas semanas estaremos em Cáceres, assinando o decreto definitivo”, disse o governador.
A medida foi comemorada pelo Sebrae Mato Grosso, que atua fortemente na fronteira com ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo local, especialmente de micro e pequenas empresas.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MT (CDE Sebrae/MT), Jonas Alves, a aprovação representa uma conquista estratégica para toda a região. “O Sebrae Mato Grosso celebra a aprovação do free shop para Cáceres. Temos estudos que comprovam os benefícios da medida, e o Sebrae trabalha na linha de fronteira, desenvolvendo o empreendedorismo, principalmente para as micro e pequenas empresas”.
Conforme Jonas, a participação do Sebrae nesse contexto foi importante na formação e criação de oportunidades. “Queremos que a sociedade cacerense e os empresários participem desses investimentos e venham para dentro desses projetos, porque isso irá impactar toda a região”, destacou o presidente do CDE/Sebrae.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, também comemorou o anúncio e reforçou os efeitos esperados para o desenvolvimento local.
“Esse Free Shop vai mudar o perfil de Cáceres. É uma decisão que vai trazer muita coisa boa para o nosso município e para todo o entorno”, salientou.
A regulamentação coloca Cáceres na rota de crescimento econômico sustentável, impulsionando sua vocação como cidade-polo da região Oeste de Mato Grosso.
O free shop, também conhecido como Duty Free, é um modelo de loja de fronteira que comercializa produtos com isenção ou redução de impostos. Cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Uruguaiana (RS) já colhem resultados positivos com o modelo, especialmente na geração de empregos, aumento do turismo e arrecadação.
Fonte. Agencia Sebrae