O Sebrae de Mato Grosso celebra, em 2025, um marco significativo: 50 anos de atuação no apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo. Para comemorar essa trajetória de meio século, a etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) contará com uma celebração especial, homenageando jornalistas com 50 anos de idade ou mais — profissionais que ajudaram a construir e fortalecer a comunicação no estado e no país.
A diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, destaca que a instituição reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela imprensa como uma importante parceira para a projeção das ações que fortalecem o empreendedorismo. “Por isso, anualmente promovemos o Prêmio Sebrae de Jornalismo e valorizamos o profissional que produz conteúdos que destacam o pequeno negócio e faz com que as informações sobre este universo chegam a todos os cantos do estado”.
A gerente de Comunicação do Sebrae/MT, Marta Torezam, reforça que a iniciativa valoriza não apenas o papel essencial da imprensa na sociedade, mas também reconhece a dedicação daqueles que contribuíram, de forma duradoura, para informar e inspirar a população.
“Neste ano, o Sebrae Mato Grosso celebra seus 50 anos de existência. E vamos fazer essa comemoração ecoar no Prêmio Sebrae de Jornalismo, homenageando os profissionais 50+, que fizeram e fazem parte dessa história vitoriosa de apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo no Brasil”, explica Torezam.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é aberto a profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo que abordem o empreendedorismo em seus trabalhos. Para participar, os conteúdos jornalísticos precisam ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Portanto, o prazo permite a produção de matérias ainda durante o período de inscrição, que vai até 9 de junho.
As matérias inscritas devem abordar o universo do empreendedorismo no Brasil, com ênfase nos pequenos negócios. Serão reconhecidos conteúdos nas seguintes categorias:
Categorias principais:
Texto: Melhor matéria publicada em veículos impressos ou digitais com conteúdo próprio.
Áudio: Melhor conteúdo transmitido por rádio ou podcast em português, com até 40 minutos de duração.
Vídeo: Melhor reportagem veiculada em televisão ou plataformas digitais, com até 60 minutos.
Fotojornalismo: Melhor imagem publicada em veículos de imprensa impressos ou online.
Categoria especial:
Jornalismo Universitário: Para universitários ou recém-formados, em qualquer uma das modalidades (Texto, Áudio, Vídeo ou Foto).
Em 2024, o PSJ alcançou número recorde de inscritos. Ao todo, foram 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. “E Mato Grosso se destacou como o estado com o maior número de inscrições da região Centro-Oeste, com 138 participantes, dos quais 34 deles foram selecionados para a final da etapa estadual”.
Os interessados em participar podem acessar no site www.premiosebraejornalismo.com.br onde tem o regulamento completo.
Fonte. Agencia Sebrae