O desenvolvimento local foi um dos principais temas abordados durante o “Encontro Sebrae de Prefeitos”, realizado entre 11 e 13 de agosto, em Chapada dos Guimarães. Para aprofundar o debate, participaram especialistas da área e gestores municipais que se tornaram referência no país.
Os convidados apresentaram novas perspectivas de desenvolvimento municipal, com propostas que unem tradição, inovação e gestão inteligente e sustentável. Entre os principais caminhos apontados estiveram: o fortalecimento dos pequenos negócios, a ampliação do turismo cultural e a promoção do desenvolvimento urbano.
De acordo com o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, um dos principais desafios para identificar as vantagens e os potenciais dos municípios mato-grossenses é a necessidade de trabalho conjunto entre os governantes na construção de uma agenda coletiva de infraestrutura e desenvolvimento.
“Não basta cada município buscar sozinho sua competitividade. O verdadeiro crescimento ocorre quando os gestores trabalham em sintonia para estruturar a logística, ampliar a conectividade digital e investir em políticas de apoio aos pequenos negócios, que, representam mais de 80% dos empregos formais gerados no nosso estado. Essa agenda compartilhada é o que garante desenvolvimento de longo prazo”, afirma.

Para a diretora-presidente da ADR Conexão Metropolitana, Haline Cordeiro, os municípios precisam se transformar em “barcos de resgate”, ágeis e próximos dos pequenos empreendedores. Entre as propostas apresentadas por ela aos gestores municipais estão: a criação de Salas do Empreendedor, adesão às compras públicas inteligentes e a implantação de marketplaces municipais que conectem produtores locais a consumidores de todo o país.
“É sobre criar um ambiente em que empreendedores tenham condições reais de prosperar, com acesso a crédito, capacitação e mercado. Cada microempresa fortalecida gera empregos, aumenta a arrecadação e movimenta a economia regional, o que impacta diretamente na qualidade de vida da população”, destaca.
Exemplo no Brasil

O secretário de Inovação e Empreendedorismo de Garibaldi/RS, Daniel Deconti, destacou o turismo sustentável como o principal motor de desenvolvimento do município, que preserva suas raízes italianas e francesas, aliadas ao pioneirismo de Manoel Peterlongo, responsável pela produção do primeiro champanhe brasileiro, em 1913.
Atualmente, Garibaldi atrai milhares de turistas anualmente em eventos como a “Fenachamp”, o “Festival do Grostoli” e o “Natal Borbulhante”, consolidando-se como um destino de etnoturismo. Além disso, a cidade aposta em inovação sustentável, em parceria com a empresa Bionergia Soluções Sustentáveis, que transforma resíduos sólidos em Composto Biossintético Industrial (CBSI), utilizado como combustível alternativo e gerador de créditos de carbono.
“Garibaldi mostra que é possível unir tradição e modernidade: de um lado, o espumante, símbolo da cultura local, e de outro, soluções sustentáveis que reposicionam o município no cenário nacional”, pontua.
Exemplo internacional
A Estônia, país do Leste Europeu com 1,3 milhão de habitantes, transformou-se em referência mundial ao longo dos últimos 34 anos. O território é considerado o mais digital do mundo, com 100% dos serviços públicos disponíveis online via sistema X-Road. Além disso, possui o melhor sistema educacional da Europa, segundo o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), e lidera em número de startups.
O sucesso é resultado de reformas estruturais em educação, inovação, ambiente de negócios e desburocratização, segundo a conselheira em Transformação Digital do e-Estonia Briefing Centre, Petra Holm. “A experiência estoniana mostra que planejamento estratégico e políticas consistentes podem tornar até um país pequeno líder em inovação”, salienta.
O “Encontro Sebrae de Prefeitos” reuniu representantes de 83 prefeituras de todo o estado, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários, além de membros do Governo do Estado de Mato Grosso (GOV-MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMT), durante os três dias de congresso.
Fonte. Agencia Sebrae